Falar com comercial

Inscreva-se e fique por dentro das novidades.

Passo a passo: saiba como crimpar um cabo de rede

passo-a-passo-saiba-como-crimpar-um-cabo-de-rede.jpeg

Saber como crimpar um cabo de rede para o sistema de CFTV é imprescindível para qualquer instalador/revendedor da área de segurança eletrônica, afinal, a comunicação e a transferência de informações e de dados também fazem parte de um sistema de segurança eficaz.

Executar essa tarefa do melhor modo possível faz com que você otimize o tempo total de instalação, além de assegurar a qualidade da transmissão de dados. Para tanto, é preciso tanto ter os materiais corretos quanto conhecer os devidos cuidados.

Pensando em ajudar você a realizar essa tarefa, preparamos este texto com o melhor passo a passo. Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto!

O que é crimpagem?

Crimpagem é, basicamente, a montagem de um cabo de rede. Por inúmeras razões, nem sempre é possível comprar um cabo pronto, sendo necessário montar um conforme as suas necessidades, como conectar aparelhos distantes do roteador.

Qual é a importância dos cabos de rede?

Hoje em dia, é bem comum que existam redes de computadores — e não somente em grandes organizações, onde a rede pode ser composta por uma grande quantidade de computadores, mas também em residências, em que pode existir uma rede de apenas duas máquinas, por exemplo.

Os cabos são um quesito fundamental para seu funcionamento, afinal, eles são os grandes responsáveis pela transmissão de dados.

Ainda, são extremamente importantes pela qualidade da conexão. Uma conexão Wi-Fi geralmente é mais lenta, podendo receber mais interferências do que uma conexão cabeada, pois, nesta, é possível contar com uma maior confiabilidade e velocidade na transmissão dos dados e com uma perda menor de pacotes.

Por essa relevância, é preciso ter uma atenção especial para que os cabos estejam corretamente organizados, e é fundamental também saber como organizar cabos. Para isso, deve-se cuidar de alguns fatores, que vão desde o tamanho máximo que tais cabos podem ter até a forma como seus plugues vão ser crimpados.

O que é preciso para crimpar um cabo?

Bom, para crimpar um cabo, você vai precisar de alguns itens indispensáveis:

  • um alicate para crimpar cabos;
  • um cabo de rede que apresente um tamanho suficiente para as suas necessidades;
  • dois conectores RJ-45, lembrando que o mais indicado é sempre ter mais, pois algo pode dar errado.

Como crimpar um cabo?

Confira, a seguir, o passo a passo infalível de como crimpar cabo de rede!

Passo 1: separe o material necessário

Quanto aos materiais, o mais indicado é que você sempre possua mais conectores RJ-45 e fio além do necessário, para que possa se precaver em caso de imprevistos. Não se esqueça também de que dois conectores para cada cabo de rede são imprescindíveis, sendo um para cada ponta.

Também é preciso contar com alicate especial para crimpagem. Ao ter o alicate correto, você vai conseguir um menor tempo de instalação, reduzindo significativamente as chances de crimpar o cabo de mau jeito.

Passo 2: conecte os cabos

Antes de qualquer coisa, é preciso observar o alicate. Perceba que ele tem duas lâminas, sendo uma para cortar os fios e outra para cortar a capa do cabo de rede. Então, em seguida, corte o cabo no comprimento que deseja, sempre deixando uma sobra, pois, se o fio acabar curto, você vai poder realizar uma emenda.

Passo 3: remova a capa

Com um estilete, retire aproximadamente uma polegada da capa das duas pontas do cabo de rede, expondo os quatro pares de fios trançados. Tenha bastante cuidado na hora de fazer isso, para que não corte ou danifique os fios. Alguns tipos de alicate de crimpagem apresentam um furo próprio para desencapar o cabo, no entanto, o estilete é uma solução mais acessível. Jamais utilize tesouras ou facas.

Passo 4: separe os fios

Com muito cuidado, separe os fios trançados. Caso seja possível, aplaine-os para que eles fiquem retos. Lembre-se de que cada par apresenta uma cor (azul, verde, laranja e marrom). Dependendo do cabo de rede, um fio do par tem uma cor mais sólida ou forte, e o outro, mais fraca ou combinada com a cor branca.

Passo 5: posicione os fios

Chegou o momento de posicionar os fios na ordem correta. Cabos de rede apresentam dois padrões específicos, sendo o T-568A e o T-568B. Não se esqueça de que ambas as pontas precisam ser iguais. Posicione os fios do cabo na ordem correta, ficando um do lado do outro. Segure-os com o indicador e o polegar, para mantê-los no lugar.

Passo 6: corte as pontas dos fios

Com a lâmina do alicate, faça o corte das pontas dos fios, de forma que todas fiquem alinhadas, pois isso é imprescindível para que o cabo funcione. Em seguida, meça o comprimento dos fios com o conector RJ-45, cortando as pontas em uma altura não muito curta, mas que seja o suficiente para que o início do cabo encapado possa ficar dentro do conector, de modo a ampliar sua durabilidade.

Passo 7: finalize a crimpagem

Após cortar as pontas dos fios, mantenha-os na posição certa e segure-os de modo bem firme, para evitar que eles saiam da ordem. Pegue o conector mantendo a parte superior de frente para você e, em seguida, posicione o cabo dentro dele, sempre com os fios verdes permanecendo à esquerda.

Então, empurre o cabo até o final, até que as pontas dos fios cheguem ao limite máximo do conector. Observe se os fios permanecem na ordem correta. Se algum deles tiver saído de posição, retire o cabo e inicie o processo novamente.

Coloque e empurre o conector na entrada certa do alicate de crimpagem e pressione fortemente para realizar a crimpagem. Depois, basta repetir o procedimento com a outra ponta do cabo. Pronto, a crimpagem foi feita com sucesso!

Quais cuidados devem ser tomados?

Por fim, é importante mencionar que existem algumas recomendações e cuidados sobre a instalação que devem ser observados. Por exemplo:

  • o comprimento máximo de segmento de cabo é de aproximadamente 100 metros;
  • você jamais pode esmagar o cabo, pois isso comprometerá sua estrutura;
  • em hipótese alguma, passe o cabo de rede junto à rede elétrica, afinal, isso pode causar interferência, gerando uma perda da eficiência de transmissão.

Ao seguir este passo a passo infalível de como crimpar um cabo para o sistema de CFTV, todos os seus cabos vão estar prontos para ser usados, e você vai poder montar e instalar suas redes tranquilamente.

Se possível, realize o teste nos cabos antes da instalação definitiva. Caso seja necessário o uso de tubos ou de calhas para levar os cabos de um lugar para outro, o mais indicado é que isso seja feito antes da crimpagem, afinal, os cabos sem os conectores passam pelas tubulações de forma mais fácil.

Gostou do texto? Conseguiu entender efetivamente como crimpar cabo de rede e quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Então, siga-nos nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações por lá! Estamos no Facebook e no YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

css.php